quinta-feira, setembro 28, 2006

A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO
Por: Leandro Gameleira do Rêgo
Devido a uma série de bugs que se apresentavam ultimamente quando eu utilizava o computador, resolvi formata o HD e reinstalar todos os programas novamente. Ao instalar o Live Messenger, programa de comunicação por mensagens instantâneas pela Internet, me deparei no site do fabricante deste software com uma noticia que agora, os usuários do Live Messenger agora poderiam se comunica om usuários do Yahoo Messenger, programa similar de outro fabricante, através do próprio Live sem a necessidade de instalar os dois programas no computar. A principio pode não parecer grande coisa, mas isso mi fez pensar: Q motivos levariam a Microsoft e a Yahoo a integrarem seus mensageiros? Talvez numa tentativa de enfrentar a concorrência, unido os dois sistemas integrando os usuários dos mesmos sem a utilização de softwares alternativos (programas de outros fabricantes capazes de conectar-se simultaneamente a vários sistemas de mensagem instantânea ao mesmo tempo). Com a integração dos usuários, vem a ampliação do públi9co alvo daquilo que considero a principal funcionalidade dos “Messenger’s”, a propaganda. Para quem não sabe, e não percebe, a publicidade é a mola mestre da Internet; pode não ter sido a razão de sua criação, mas com certeza é a responsável pela sua ampliação e disseminação em nível global. Qualquer pessoa que utilize a Internet pelo menos uma vez na vida percebe que é praticamente impossível abrir uma página da web sem se deparar com no mínimo um banner (faixa de anúncio ou propaganda) de algum produto ou serviço. Com os Messenger’s não é diferente, praticamente todos eles têm um anuncio em suas janelas principais ou link que levem o usuário a algum tipo de propaganda; alguns mais sutis outros mais diretos. Muitas vezes, os rendimentos provindos desse propaganda são contabilizados por exibições de benners ou clique nos mesmos, Assim, com a integração entre os sistemas, a quantidade de consumidores em potencial e de cliques tende a crescer substancialmente.
Outro fator, que pode e provavelmente contribuiu para esse fato, é a concorrência contra um outro sistema que vem crescendo assustadoramente nos últimos anos, principalmente nos EUA onde a quantidade de pessoas que possuem acesso a internet é maior, o Google Talk, que é o programa de mensagens instantâneas do Google. De fato, o Google vem desenvolvendo e disponibilizando aos usuários da grande rede uma série de produtos e serviços que, podemos dizer que, estão revolucionando o uso da Internet, aplicações baseadas em paginas que são bem leves, simples, mas ao mesmo tempo poderosas; tudo personalizável e adaptável ao perfil do usuário, além de possuir uma diversidade de serviços bem maior que o convencional: Serviços de busca, alertas, comunicação pessoal, e-mail, comunidades, blogs e ect; tem serviços para todo o tipo de usuário. A Microsoft, a Yahoo e os demais concorrentes não ficam para traz, e desenvolvem produtos similares ou novos que também atraia os usuários a utilizarem suas aplicações e serviços.
Com isso, o que percebemos é a criação de uma tendência no desenvolvimento da Internet, em que os produtos e serviços vêm se adequar cada vez mais individualmente ao usuário, e não o usuário tendo que se adequar ao serviço como era visto antigamente.

Nenhum comentário: